Volta aos Exemplos

Demanda de Vitamina C

Consideremos uma empresa de varejo, do ramo farmacêutico, que deseja simular sua demanda diária de determinado item do estoque: vitamina C. Para tanto, é preciso, inicialmente, que se identifiquem as probabilidades das demandas diárias, o que pode ser feito através do exame dos dados históricos das vendas do produto.

EXPERIMENTAÇÃO: Primeiro, consideremos que o relatório de vendas nos últimos 100 dias tenha apontado o seguinte comportamento para a demanda diária de frascos de vitamina C. conforme as listas abaixo:

Com base nesses dados, podemos construir a distribuição de frequências relativas apresentada na tabela abaixo, dividindo a frequência de de cada observação (número_dias) pelo número total de observações(100)

Como é possível SIMULAR a ocorrência da demanda de vitamina, obedecendo às probabilidades apresentadas neste DataFrame 2?

Através da geração de números aleatórios, pode ser feito com a função random.randint(100) do NumPy, e antes disso precisamos elaborar um DataFrame 3 com as probabilidades acumuladas:

Agora vamos inserir quantas tentativas gerando um número aleatório e, buscando o intervalo que ele se encontra, teremos a demanda (numero_frascos)

Usando o método do choice() do randon NumPy: np.random.choice()

Entrada dos INPUTS

Cálculo da Probabilidade